Dicas para organizar cabos no Rack do Servidor

Whats Whats

Dicas para organizar cabos no Rack do Servidor

A importância da organização do rack é fundamental para uma boa harmonia na empresa.

O objetivo é buscar economia de espaço, deixar o ambiente com uma boa aparência e proteger todos os componentes de informática.

Organizar o ambiente onde a rede está instalada trará grandes benefícios a curto e longo prazo. Mesmo porque qualquer falha na rede ou algum tipo de prejuízo por uma má acomodação dos componentes gerará sérios problemas e afetará todas as pessoas envolvidas, principalmente, clientes e fornecedores. Por isso, ela é uma peça fundamental.

Pensando em tudo isso, seguem algumas dicas de como fazer essa organização bem estruturada:

* Rotule cada cabo

Cada cabo deve obter uma etiqueta em ambas as extremidades. Isso porque, se algo desligar-se de um switch, você saberá onde ligá-lo de volta e vice-versa na extremidade do servidor. Existem vários métodos que podem ser usados para rotular os seus cabos com um etiquetador genérico. Você pode colocar o rótulo ao longo do cabo, de modo que possa ser lido facilmente. As etiquetas longas devem ser colocadas “ao longo do cabo” e, nos mais curtos, elas podem ser colocadas bem perto da marcação.

* Insira um código de cor nos seus cabos

Insira um código de cor nos seus cabos. Isso significa usar duas placas de rede em cada servidor, e eles vão para diferentes switches. Então, se você tem mais de um é bem provável que precise identificá-lo para não haver confusões. As cores são uma boa alternativa!

* Compre você mesmo os seus cabos

Algumas pessoas dizem que você deve cortar os cabos exatamente no comprimento de modo que não há excesso. Mas o melhor mesmo é comprar cabos em grupos com base em qual distância eles devem atingir.

*Distancie cabos diferentes

Distancie cabos diferentes Mantenha os cabos de alimentação de energia o mais longe possível dos cabos ethernet, já que eles podem causar interferência eletromagnética sobre os cabos circundantes. Tome bastante cuidado com isso.

*Execute com um estilo de cabos em vertical / horizontal

Você não estará o tempo todo utilizando os cabos nos servidores. Algumas vezes você pode querer conectar os cabos a um painel de distribuição ou entre um painel e um interruptor. Nestes casos, você vai usar o cabeamento vertical e/ou horizontal. Os nomes “verticais” e “horizontais” vêm da arquitetura da rede de ideias, uma forma de deixar com harmonia e bem organizado.

Fonte: 4Partner